Criatividade e integração a serviço da aprendizagem
28 de abril de 2021 Notícias, Portal

Favorecendo uma abordagem multidisciplinar dos mais variados assuntos, a Semana Diversificada do Colégio Notre Dame Brasília oportuniza que, integrando-se com os demais estudantes matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental e em todo o Ensino Médio, cada educando construa múltiplos saberes.

Em sua última edição, ocorrida de 09 a 16 de abril, tal aprendizagem se deu de forma remota, por meio da socialização de trabalhos de autoria dos adolescentes e pré-adolescentes.

Orientados pelos educadores das diferentes áreas do conhecimento, eles debruçaram-se sobre temas como a arte urbana, a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 e as particularidades arquitetônicas, culturais, geográficas, históricas e linguísticas de certos países.

À abertura da programação, por exemplo, foi analisado o papel social de manifestações artísticas como o grafite, o hip hop, o street dance e o rap, além da literatura marginal.

Em outras ocasiões, os estudantes foram desafiados a construir saberes acerca da pluralidade existente no mundo. Para tanto, além de assistir a aulas expositivas, depararam-se com montagens que inseriam os colegas em fotografias de monumentos situados por todo o globo, enquanto conheciam o que motivou as construções de tais obras, bem como algumas das curiosidades que as cercam.

Norteada pelo tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, a mobilização cristã iniciada concomitantemente à Quaresma pretende fomentar o debate acerca das polarizações e das violências que caracterizam a sociedade contemporânea. Por isso, inspirados pela quinta edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica, os educandos dedicaram-se a refletir, entre outras questões, acerca da migração motivada por conflitos e guerras civis.