Os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Colégio Notre Dame Brasília participaram de treinamento sobre as normas reguladoras da CIPA, assim como outras questões essenciais à preservação da vida e à promoção da saúde do trabalhador. Por isso, conheceram a Árvore das Causas – método utilizado para identificar e, consequentemente prevenir, os antecedentes variáveis que levam a um acidente de trabalho específico.
Além disso, compreenderam as diferenças entre doenças profissionais e doenças do trabalho, assim como a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual e da adoção de comportamentos de trabalho seguros, para reduzir sua ocorrência. Manter a postura correta, ao desenvolver as atividades profissionais, por exemplo, pode diminuir a incidência doenças como Bursite, Síndrome do Túnel do Carpo ou Tendinite. Da mesma maneira, movimentos curtos e posições neutras ajudam no combate às Lesões por Esforço Repetitivo.
Como a depressão e outros transtornos psíquicos têm incapacitado trabalhadores a manter sua rotina profissional, o treinamento também enalteceu como é fundamental que o ambiente organizacional priorize o respeito e a valorização, a fim de afastar sentimentos individuais negativos que, ainda, impactam sobre a coletividade e sobre a produtividade.