Comissão Interna de Prevenção de Acidentes participa de capacitação
28 de maio de 2018 Notícias

Os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Colégio Notre Dame Brasília participaram de treinamento sobre as normas reguladoras da CIPA, assim como outras questões essenciais à preservação da vida e à promoção da saúde do trabalhador. Por isso, conheceram a Árvore das Causas – método utilizado para identificar e, consequentemente prevenir, os antecedentes variáveis que levam a um acidente de trabalho específico.

IMG_6566Além disso, compreenderam as diferenças entre doenças profissionais e doenças do trabalho, assim como a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual e da adoção de comportamentos de trabalho seguros, para reduzir sua ocorrência. Manter a postura correta, ao desenvolver as atividades profissionais, por exemplo, pode diminuir a incidência doenças como Bursite, Síndrome do Túnel do Carpo ou Tendinite. Da mesma maneira, movimentos curtos e posições neutras ajudam no combate às Lesões por Esforço Repetitivo.

Como a depressão e outros transtornos psíquicos têm incapacitado trabalhadores a manter sua rotina profissional, o treinamento também enalteceu como é fundamental que o ambiente organizacional priorize o respeito e a valorização, a fim de afastar sentimentos individuais negativos que, ainda, impactam sobre a coletividade e sobre a produtividade.