Desafiando as crianças e os adolescentes matriculados no Colégio Notre Dame Brasília a testar as mais diversas habilidades, a tradicional gincana da instituição de ensino possibilitou-lhes construir e estreitar laços afetivos.
Enfrentando-se em partidas de basquetebol, futebol, queimada e voleibol, além de disputas tão incomuns quanto a de vôlei às escuras – na qual a bola foi substituída por bexigas cheias de água -, os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental uniram-se aos do Ensino Médio, compondo as três equipes que almejavam o título de campeã desta edição do evento.
Identificados pelas cores preta, rosa e vermelha, os times também participaram de jogos de perguntas e respostas, bem como de um concurso de Quadrilhas Juninas. Os pré-adolescentes e os jovens ainda dedicaram-se à arrecadação de donativos. Ao todo, 158 quilogramas de alimentos não perecíveis, 16 caixas de leite e 7 litros de óleo foram encaminhados a instituições assistenciais. Graças ao comprometimento dos estudantes com a tarefa solidária, os atendidos por essas organizações também dispõem de mais de 1400 peças do vestuário e quase uma centena de calçados para uso.
Realizada em consonância com os princípios que norteiam o fazer educacional Notre Dame, a gincana escolar também desafiou-os a contribuir com a campanha permanente de reciclagem capitaneada pela instituição de ensino. Por isso, os estudantes foram desafiados a coletar baterias, cápsulas de café, eletrônicos, esponjas, remédios e tampas plásticas que seriam descartados.
As crianças também foram convidadas a participar da dinâmica competitiva. Em provas idealizadas considerando a faixa etária dos educandos matriculados na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as equipes Amarela, Amarela Ouro, Azul Celeste, Azul Royal, Laranja, Lilás, Verde Bandeira, Verde Limão e Vermelha enfrentaram-se animadamente.