Colégio participa da Caminhada da Paz
20 de outubro de 2015 Notícias

Com o objetivo de incentivar a reflexão sobre o desenvolvimento de uma cultura de paz, a Arquidiocese de Brasília promoveu, no domingo (04), a “Caminhada da Paz: Cuidado da Casa Comum”. O evento, ao qual compareceram cerca de 6 mil pessoas, contou com a participação das instituições de ensino católicas do Distrito Federal. Entre elas, estava o Colégio Notre Dame Brasília.

A partir das 8h, os milhares de participantes percorreram o caminho dividido em quatro etapas, entre os núcleos da Asa Sul, da Asa Norte e de Taguatinga. Em cada uma delas, foram estimulados a analisar temas como a preservação da água, dos biomas, da vegetação e das relações humanas, a questão internacional e a situação do lixão estrutural e dos animais domésticos e em extinção. Além disso, durante a caminhada, puderam receber a bênção da água e dos animais domésticos, assistiram a apresentações dos estudantes do Colégio Notre Dame Brasília e, ao final do evento, puderam adquirir produtos artesanais em uma Feira Solidária.

A “Caminhada da Paz” foi realizada com apoio de voluntários preparados pela Comunidade da Cruz Vermelha e Crissant (CVI), motivada pelo “Ano da Paz”, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A partir dele, também serão promovidas ações de divulgação de dados sobre a violência contra jovens negros da periferia do Distrito Federal, de resgate da memória de São Francisco como modelo de vida – conforme proposto pelo Papa Francisco -, de promoção de iniciativas de mediação de conflitos comunitários, de visualização da construção de aterro sanitário e da inclusão social efetiva dos catadores por meio de organizações coletivas.