Colégio Notre Dame Brasília recebe a Presidente da Congregação de Nossa Senhora
9 de maio de 2019 Notícias, Portal
destaque

A Presidente da Congregação de Nossa Senhora, Irmã Araci Maria Ludwig, visitou o Colégio Notre Dame Brasília, entre os dias 23 e 25 de abril. Na ocasião, além de dar atenção aos anseios da comunidade educativa e de revigorar seu ânimo, a representante da entidade que mantém a Rede de Educação Notre Dame encontrou-se com os colaboradores e as religiosas que atuam no educandário, além dos seus gestores administrativos, educacionais e pedagógicos.

Em sua reunião com os funcionários, Irmã Araci evidenciou a estreita relação entre o carisma assumido pelas Irmãs de Notre Dame – “Proclamar o amor do bom e providente Deus” – e a Missão da Rede de Educação – “Educar com excelência pedagógica, bondade e firmeza para construir um mundo melhor”. Além disso, enfatizou a origem de ambos: a semente plantada por Santa Júlia Billiart.

A referência à mãe espiritual da Congregação das Irmãs de Notre Dame, que inspira a obra capitaneada por religiosas em 19 países, faz menção, como esclareceu a visitante, aos preparativos para o centenário da presença Notre Dame no Brasil – que será comemorado em 2023.

Visita_provincial_2019 (6)Por isso, a religiosa conduziu os colaboradores por uma retomada histórica, na qual descreveu o embasamento teológico a partir do qual Santa Júlia cunhou os três eixos da sua Espiritualidade da Ação.

O primeiro deles, Ora et labora, é, conforme detalhou a presidente, inspirado na lição de São Bento – fundamentada, segundo Irmã Araci, no empenho para tornar visível a graça de Deus; na permanência em oração; na dedicação aos estudos da Sagrada Escritura e no trabalho.

O segundo eixo, Contempla allis Tradere, por sua vez, faz referência à espiritualidade de São Francisco e à de São Domingos - que alicerçaram seu caminho na espiritualidade evangélica; na vida em fraternidade; na espiritualidade trinitária, sem nada de próprio; na espiritualidade do trabalho; na contemplação; na espiritualidade eclesial católica e na perfeita e verdadeira alegria.

Por fim, concluiu a religiosa, está o eixo Contamplativus in actionen – uma menção à Espiritualidade Inaciana, que é a espinha dorsal da Espiritualidade da Ação. “Cinco pontos servem de amparo para este eixo. O ponto de partida é: Deus é o absoluto da vida da pessoa e quer que ela seja feliz. O segundo postula que Deus está presente em todas coisas e, por isso, imprime nelas a sua bondade. Em terceiro, está o desafio: crescer em liberdade interior e em disponibilidade constante para o uso certo de todos os bens. O quarto aspecto leva em consideração a arte de viver cada momento da vida, seja ele alegre ou mais difícil, bem e na paz. E, por último, o método: como encontrar os desafios de Deus no coração do homem”, detalhou a religiosa, concluindo que a Espiritualidade de Santa Júlia nasce da vocação de trabalhar no mundo, ou seja, de ser contemplativo na ação.

Visita_provincial_2019 (11)Por meio de tais esclarecimentos, a visitante oportunizou que os funcionários compreendessem como o trabalho religioso chega ao coração das pessoas. “Isso só é possível por meio da espiritualidade, que é parte da nossa vida e que está dentro de nós e a partir de nós”, comentou a presidente – que, durante sua permanência no Colégio, também foi acolhida pelas crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, além de dialogar com responsáveis pelos educandos sobre os seus anseios.

Veja mais fotos: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>