Chefe de Cozinha orienta aula de culinária
26 de abril de 2016 Notícias, Portal

Como preconiza o programa pedagógico adotado pelo Colégio Notre Dame Brasília, o “Escola Inovadora”, da Editora Aymará, as narrativas literárias são os motivadores para que os educandos relacionem os conteúdos curriculares, estabelecendo vínculos com assuntos, comportamentos e conhecimentos. Desse modo, além de valorizar a leitura e a socialização literária, o método incentiva discussões sobre valores essenciais ao convívio social e utiliza a diversidade dos gêneros textuais para integrar as linguagens, os saberes e a reflexão, com o objetivo de formar leitores críticos de textos e do mundo.

Por isso, durante o primeiro bimestre letivo, os saberes construídos pelos estudantes matriculados no Maternal II da Educação Infantil foram inspirados pela obra literária “A melhor parte da festa”.  Entre as atividades motivadas pela narrativa, escrita por José Ricardo Moreira, está uma aula de culinária ministrada por um chefe de cozinha.

IMG_0443Renato Kennedy, que se especializou em Londres e, atualmente, mantém um restaurante de comida italiana em Londrina, no Paraná, a convite das educadoras Rosangela Kennedy – da qual é irmão – e Jaqueline Fonseca, orientou as crianças, durante o preparo de pães.

Se, num primeiro momento, os educandos observaram os ingredientes sendo misturados e acompanharam o crescimento da massa, na sequência, cada um tomou uma pequena porção na mão e modelou seu próprio pãozinho. Desse modo, a culinária experimental  possibilitou o desenvolvimento da coordenação motora, o estímulo à alimentação saudável e a compreensão de noções de quantidade e de concentração. Afinal, como afirma o chefe, a cozinha é um laboratório, ideal para que as crianças desenvolvam muitas competências.