Aula de química é no laboratório
29 de fevereiro de 2016 Notícias, Portal

Na última quinta-feira (25), os estudantes matriculados na 2ª série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Brasília participaram de uma aula diferente: no laboratório de química da instituição de ensino, eles realizaram, sob a orientação do educador Carpgiany Cruz, o Teste da Chama. O experimento, consiste na mistura de elementos químicos – que apresentam propriedade e características próprias – frente a uma fonte de energia.

foto materia.Antes de começar os trabalhos, porém, Carpgiany relembrou algumas literaturas importantes que, com passar do tempo, foram aperfeiçoadas até chegarem a um conceito exato sobre os prótons, nêutrons e íons, como Dalton com o conceito bola de bilhar, Thomson com pudim de passas e Rutherford, que defendia a ideia do sistema solar. O experimento realizado no laboratório, por exemplo, seguiu o conceito do químico Bohr, que defendia que cada elemento químico produz fogo com a coloração diferente.

foto materiaDepois de explicada a matéria e passada a didática do experimento, os educandos colocaram a mão na massa. Para que tudo desse certo, eles precisavam misturar, cuidadosamente, uma série de elementos químicos.

O resultado da mistura foram diversas chamas coloridas, já que os materiais manipulados pelos estudantes são os mesmos utilizados para a confecção de fogos de artifício, como lembrou o educador, no decorrer da aula.

Confira a galeria de fotos: