Atividades escolares presenciais são retomadas
30 de outubro de 2020 Notícias, Portal
retorno presencial capa

Por cerca de sete meses, os diferentes espaços pedagógicos do Colégio Notre Dame Brasília foram ocupados pelo silêncio. Nas últimas semanas, porém, as vozes e os risos voltaram a ecoar pelos seus corredores e salas de aula, denotando que crianças e adolescentes matriculados nas diferentes etapas de ensino tornaram a assistir às aulas presencialmente.

post gincana virtual 2Ao todo, cerca de uma centena de educandos está vivenciando a adaptada rotina escolar. Afinal, prezando pelo bem-estar da sua comunidade educativa, a instituição de ensino adotou um rígido protocolo – que compreende medidas de distanciamento, higiene e sanitização, além de atenção a quaisquer sintomas respiratórios.

Elaborado com consultoria médica, ele prevê a verificação da temperatura corporal de todos aqueles que, após a devida higienização dos calçados, ingressarem no educandário. Já nas dependências escolares, há ampla sinalização, enfatizando as medidas protetivas que devem ser seguidas rigorosamente por todos, a fim de preservar a saúde de si mesmo e dos outros. Os diferentes espaços ainda foram instrumentalizados para que tais ações sejam reproduzidas, fosse com a instalação de dispensers de álcool em gel, com a demarcação do afastamento entre os indivíduos ou com a orientação do fluxo de pessoas.

post retorno presencial 1Nos corredores, são enfileiradas as mochilas e as lancheiras, enquanto os estudantes assistem, em sala de aula, às explanações dos docentes – paramentados com máscara, viseira e avental. Para tanto, as crianças e os adolescentes se acomodam em carteiras organizadas a dois metros umas das outras e vestem máscaras de proteção facial – que devem ser trocadas a cada duas horas. Para hidratarem-se, utilizam a sua própria garrafa d’água. O seu lanche, igualmente, deve ser ser trazido ao Colégio com as devidas precauções sanitárias.

O regresso gradativo à escola, segundo o seu vice-diretor, Giovanni Guevara, foi essencial para que todos se adaptassem à nova realidade, interiorizando os procedimentos que visam evitar a proliferação do novo coronavírus e, consequentemente, fazem-nos sentir confiantes. “O educandos nos surpreenderam com a sua postura”, prossegue, evidenciando a importância de informá-los antecipadamente sobre como seria a retomada das atividades pedagógicas presenciais. “Eles estão se comportando de forma exemplar, seguindo rigorosamente as novas diretrizes internas. Por isso, também agradecemos ao empenho das suas famílias em orientá-los acerca da responsabilidade para com o bem-estar de todos”, conclui.

Ensino remoto ainda é opção:

O Colégio Notre Dame Brasília segue ofertando a modalidade às famílias, garantindo que os seus educandos continuarão construindo saberes fundamentais à vida, mesmo que optem por não voltar a frequentá-lo.