A partir de materiais recicláveis, educandos produzem releituras de obras de arte
11 de abril de 2019 Notícias, Portal
Destaque

Com o intuito de conscientizar os estudantes sobre a importância de minimizar a produção de resíduos sólidos e de realizar a separação do lixo, colaborando para a coleta seletiva, o docente de Geografia, Felipe Jacinto, utilizou como instrumento pedagógico o  documentário “Lixo Extraordinário” – sobre o trabalho desenvolvido pelo artista plástico Vik Muniz, entre 2007 e 2009, em um dos maiores aterros sanitários do mundo.

Motivados pela iniciativa de Vik – que retrata os recicladores,  chamando a atenção, concomitantemente, para a questão ambiental e para as condições de trabalho em Jardim Gramacho, IMG_8073os educandos do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Brasília foram desafiados a criar releituras de obras de arte, utilizando materiais que seriam descartados.

Dessa maneira, como explica Felipe, praticaram a reutilização – uma das cinco etapas do processo educativo que visa à mudança de hábitos, em prol da redução na geração de resíduos. “Todos os dias, milhões de toneladas de lixo são despejadas no meio ambiente, colocando em risco a qualidade de vida do ser humano e o próprio equilíbrio da natureza. Não podemos formar cidadãos que se acomodem com essa realidade”, destaca.

Por isso, a temática, abordada de modo a possibilitar o exercício da sensibilidade artística, é, conforme conclui a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Fernanda Albuquerque, de extrema importância, já que estão sendo formados aqueles que, no futuro, serão os responsáveis pela relação entre natureza, utilização dos seus recursos e sociedade. “É importante que desenvolvam atitudes sustentáveis para garantir a preservação do meio ambiente e buscar amenizar os efeitos negativos da ação do homem sobre a natureza”, conclui.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>